O Legislativo Municipal que deveria ser um órgão de fiscalização do Executivo e uma fonte de criação de Leis de interesse da população, infelizmente, acaba sendo apenas um instrumento de auto-promoção de políticos e seus apoiadores.
A grande maioria dos vereadores passa a maior parte do seu tempo nas sessões plenárias se preocupando com homenagens, moções de congratulação, moções de repúdio etc, enquanto deveriam estar fiscalizando o que é feito com o dinheiro dos pagadores de impostos.
É necessário esclarecer que não se trata apenas do tempo gasto pelo vereador e o desperdício com o seu próprio subsídio, mas também há gastos adicionais com os funcionários concursados envolvidos nestes atos, custos de gráficas, cobertura fotográfica etc.
Esse dinheiro todo, deveria ser aplicado para as reais obrigações dos vereadores ou na melhor das hipóteses, poderia ser economizado e devolvido aos cofres públicos, já que as Câmaras de Vereadores são sustentadas através de transferências do orçamento feitas pelo Executivo.
Veja quantas vezes o vereador que você votou criou Leis de interesse público real ou que realmente fiscalizou o Executivo e compare com a quantidade de moções e homenagens que foram realizadas por ele!
Não seja enganado por aproveitadores do dinheiro público!